Vida de Papai Noel

Confira a matéria de capa da edição 1904

06/12/2023 às 08:51 - São Pedro da Serra

Vida de Papai Noel
Vida de Papai Noel

 

Há 10 anos que a programação é a mesma. Quando chega o mês de novembro, Serafim Valmórbida, morador de São Pedro da Serra, deixa sua rotina de lado e foca no bom velhinho. Sim, é dele mesmo que estamos falando, o Papai Noel.

A primeira experiência como a principal figura natalina aconteceu após receber um convite do grupo de jipeiros de São Pedro da Serra. Os integrantes entregam tradicionalmente pacotinhos de doces para as crianças e precisavam de um Papai Noel para a tarefa. ‘Quando recebi o convite acabei aceitando sem nem imaginar o quão maravilhoso seria’, recorda Serafim. E de lá para cá, completando em 2023 uma década como Papai Noel, de um evento representando o bom velhinho, este ano Serafim estará em oito municípios e mais de 40 locais. ‘Vou fazer participação em eventos públicos dos municípios de São José do Sul, Tupandi, Pareci Novo, Maratá, Salvador do Sul, Garibaldi, Brochier, São Pedro da Serra, Bom Retiro do Sul, Barão. Também visita às creches, escolas, praças, grupos de terceira idade e casas de famílias. É uma agenda intensa até o dia 24 de dezembro, às 23 horas’, enumera.

 

Vida de Papai Noel
Vida de Papai Noel

A esposa de Serafim, Jussara Valmórbida, além de organizar a agenda do Papai Noel, há cerca de três anos atua como a Mamãe Noel. Ela conta que também só assumiu o papel quando uma pessoa sugeriu que ela participasse. ‘É uma coisa muito prazerosa, estar com as crianças, ouvir suas histórias, sobretudo os menorzinhos, de 3, 4 anos’, contam o casal. E são muitas as situações já vivenciadas. De abraços espontâneos mesmo quando está à paisana, sem o traje do Papai Noel, a entrega de um porquinho de verdade como presente de Natal, Papai e Mamãe Noel podem escrever um livro com as histórias.

Serafim guarda em casa ainda as cartinhas que recebe das crianças. A mais recente tinha um pedido inusitado, como muitos que ele já recebeu. Uma menina de 4 anos fez um desenho grande com lápis colorido e acima estava escrito, provavelmente pela mãe, o que ela quer no Natal desse ano: um avião que voa de verdade. ‘Tem histórias muito engraçadas também, como de uma mãe que disse que o filho olhava o celular dela e então encontrou fotos do Serafim e eu, vestidos de Papai e Mamãe Noel. A criança correu para a mãe entusiasmada e disse: mãe, a tua amiga namora o Papai Noel’, conta Jussara, aos risos.

 

Vida de Papai Noel
Vida de Papai Noel

As idas ao supermercado também são recheadas de surpresas. Serafim conta que já não anda sem balas nos bolsos, porque é certo que alguma criança vai abordá-lo. ‘Uma história curiosa inclusive é que antes de eu assumir o papel de Papai Noel, eu fui para um shopping e naquele dia estava de bombacha e uma camisa vermelha. Uma hora percebi que uma menina me observava atônita. O pai da criança se aproximou dela e perguntou o que estava acontecendo. Ela disse ‘ele é o Papai Noel’’, recorda Serafim. O mesmo aconteceu dias atrás em Salvador do Sul. Ao entrar na lotérica, uma criança entrou e abraçou Serafim pelas pernas gritando ‘Papai Noel’. Tudo isso sempre sem estar usando a roupa típica do bom velhinho.

Mas claro, Serafim tem se esforçado para manter a aura do Noel. A barba branca, mais longa, é o principal chamariz. Quando chega o mês de outubro, ela ganha cuidados especiais, com clareamento e também cortes regulares. Tudo para garantir a alegria da criançada. ‘É o que avaliza para as meninas e meninos que é o Papai Noel de verdade. Muitos vem e puxam a barba’, ri Serafim. Ainda, para ter o Papai Noel sempre impecável, quatro trajes são utilizados, de forma revezada.

 

Vida de Papai Noel
Vida de Papai Noel

A agenda de Papai Noel este ano já começou. Há alguns dias Serafim e Jussara estiveram no município de Tupandi, onde abriram a programação oficial de Natal. ‘As crianças adoram, correm para o Papai Noel como abelhas. Por isso não jogo balas, entrego na mão de cada uma, para garantir que não aconteça acidentes’, explica. E para cumprir a agenda até o dia 24, muita organização e resiliência. ‘Tem gente que quase implora para que façamos a visita. Mas temos compromissos que são marcados já no ano anterior. Às vezes em março já estamos com quase toda agenda completa’, conta Jussara. A única mudança é o dia 25 de dezembro. Inicialmente faziam visitas no dia do Natal. Agora não mais. Pois aproveitam para estar em família e também executar a segunda ação de Natal que assumiram: entrega de donativos para famílias carentes.

 

Vida de Papai Noel
Vida de Papai Noel

Todas as participações de Serafim e Jussara como Papai e Mamãe Noel são voluntárias. O casal não cobra nada. Mas, pedem para que aqueles que gostariam da presença do Papai Noel garantam com a doação de alimentos não-perecíveis e brinquedos, que são doados para famílias em situação de vulnerabilidade social, centro de referência e assistência social e instituições, como lares e abrigos. No ano passado fizeram a entrega de 37 sacos com alimentos e brinquedos. O casal mesmo que organiza as sacolas e entrega nos locais. Depois, publicam a prestação de contas das doações. ‘A cada ano aumentam as doações. Recebemos também doces, que repassamos para entidades, como os Bombeiros Voluntários, que farão a entrega para as crianças’, contam.

 

A ação formidável do casal ultrapassou as fronteiras de São Pedro da Serra há bastante tempo. E agora também já participam de ensaios fotográficos temáticos. O convite garantiu fotos inéditas do Papai e Mamãe Noel, divulgadas nas redes sociais, e também fazem participação na foto com famílias. Para isso, é cobrado um valor simbólico, também repassado para a compra de alimentos não-perecíveis.

O Natal da família Valmórbida, como eles mesmo dizem, ficou ainda mais bonito e tem um quê de predestinação. Como se aquela criança que viu Serafim no shopping e o apontou como Papai Noel traçava o destino dele. E nada mais bonito que cumprir a profecia de uma criança.

Vida de Papai Noel
Vida de Papai Noel