Proerd forma 157 alunos da região
01/12/2023 às 15:26 - São José do Sul
Ocorreu na terça-feira, 28 de novembro, a cerimônia da formatura do PROERD no Ginásio de Esportes Botafogo em São José do Sul. 157 alunos receberam o certificado de formação no Programa das escolas EMEF Santo Inácio de Loyola, EMEF Selma Wallauer, EEEF Arthur Weimer e EEEF Padre Antônio Feijó do município de Salvador do Sul, EMEF Carlos Gomes e Instituto Estadual de Educação Assunta Fortini, do município Barão, EMEF Pedro Liesenffeld, EMEF Guilherme Appel do município de São Pedro da Serra e EMEF Valeria Maria Kirch do município de São José do Sul.
Foram instrutores do PROERD o 2º Sargento Jurandir Weber e soldados Ademir Ernandes Junior e Keli Souza de Oliveira.
Além da formação dos alunos, são premiadas as melhores redações com a entrega de uma bicicleta. O tema da redação era ‘O que eu aprendi com o PROERD’. Os ganhadores são: Barão - Vitor Gauger Lauermann do 5º Ano da Escola Municipal Carlos Gomes; Salvador do Sul - Helyn de Oliveira do 5º Ano da Escola Municipal Selma Wallauer; São José do Sul - Vinícius Guilherme Herbert do 5º Ano da Escola Municipal Professora Valéria Maria Kirch; São Pedro da Serra - Lucas Luan Kochhann do 5º Ano da Escola Municipal Pedro Lisenfeld.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Barão, Jefferson Schuster Born, o Major QOEM Ricardo Machado da Silva - Representando o Comando do 5º BPM;
Juliane Maria Bender, Prefeita do Município de São José do Sul, Isabel Corete Joner Cornelius, Prefeita do Município de São Pedro da Serra, vice-prefeito de Salvador do Sul, Leo Haas, Inspetor Leonardo Carpes de Oliveira, representando o Delegado e os secretários municipais da educação.
Pelo Proerd, são fortalecidos os vínculos da comunidade com as escolas, com a aproximação da família junto ao ambiente escolar. As crianças são orientadas pelos males causados pelas drogas e pela violência, e, principalmente, aprendem a dizer ‘não’ por meio de instrumentos para elas que elas possam compreender e ter confiança, autoestima e autonomia para de defender, caso passem por este tipo de situação. O Proerd é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente para orientar as crianças quanto às drogas e comportamentos não favoráveis à violência.