Sinodal Progresso oferta cursos técnicos em Salvador do Sul
Inscrições já podem ser realizadas na instituição
01/11/2023 às 15:16 - Salvador do Sul
Salvador do Sul conta com mais uma opção na área da educação. Inicia em 2024 os cursos técnicos ofertados pelo Colégio Sinodal.com 147 anos de tradição na educação, a instituição de ensino chega ao município com um projeto de ampliação na oferta de ensino, do básico ao técnico, para suprir demandas da região. O diretor do Sinodal de Montenegro, Lorio José Schrammel, natural de Salvador do Sul, está há 40 anos na área da educação. Por ter raízes em Salvador do Sul, inclusive ex-estudante do seminário jesuíta, afirma estar muito feliz em oportunizar a concretização desse projeto no município. ‘A primeira vez que comentamos o assunto foi com a Salete Hochscheidt, da Naturovos, que explanou conosco a demanda de profissionalização no município. A falta de qualificação dificulta a colocação de funcionários tanto na área comercial quanto industrial. Conversamos com o prefeito atual, que também falou da importância de cursos técnicos. Então, instalando nossa instituição também em Salvador do Sul, tanto os alunos do município quanto de cidades como Barão e São Pedro da Serra poderão ser atendidos’, destacou Lorio.
A partir de 21 de fevereiro de 2024, os cursos técnicos de informática e administração já terão as aulas iniciadas. No entanto, os interessados já poderão realizar suas pré-matrículas com a instituição. Cezar Miguel Monteiro da Silva, coordenador geral da área profissionalizante destacou que os cursos técnicos, que terão aulas 100% presenciais, não terão exame de seleção. Também não há exigência de idade. ‘Alunos do ensino médio podem cursar concomitante ao curso regular. Pessoas que buscam melhor colocação no mercado de trabalho também podem fazer os cursos’, explicou. A formação é concluída em dois anos e meio. Os valores das mensalidades também contarão com apoio das empresas e prefeitura. ‘Através de convênios como da prefeitura de Salvador do Sul, a CDL para o comércio, Naturovos e Mega Embalagens, para a indústria, os estudantes garantem descontos, em torno de 15%. Levamos o fator custo -benefício a sério. Queremos oportunizar qualificação sem pesar no bolso’, diz Cezar. Ana Carolina Zaisov Pereira, que fez o curso técnico de alimentos, comentou sobre a relevância para sua colocação no mercado de trabalho. ‘O curso além de ter me ajudado na área profissional também me ajudou na área pessoal. Quando eu comecei o técnico tinha 17 anos, recém formada no ensino médio, mal sabia o que queria fazer da vida. O curso me ajudou a me colocar no mercado de trabalho logo nos primeiros 4 meses de técnico. Acredito que tudo é uma soma o curso, os professores, a dedicação do aluno porque isso pode abrir várias oportunidades’, destacou.
Para as primeiras turmas, cujas aulas ocorrerão na EMEF Santo Inácio de Loyola no período noturno, das 19 às 22 horas, 30 vagas por turma serão disponibilizadas, de segunda a quinta-feira. Para registrar interesse basta entrar em contato com a secretaria da EMEF Santo Inácio de Loyola, onde o Sinodal contará com um balcão de atendimento, ou por whatsapp 51 98413-3898. Interessados em integrar o corpo docente também estão sendo habilitados. Basta enviar currículo para o mesmo contato. A seleção será realizada conforme disciplinas ofertadas. ‘Buscar a qualificação e a credibilidade da nossa instituição também será um facilitador para aqueles que buscam emprego. Nossos cursos tem convênios para a realização de estágios, ou seja, não é só técnica, é um custo conceitual, atitudinal’, explica Cezar.
Outro curso que será ofertado em breve é o de Jovem Aprendiz. Inclusive, alunos inscritos no curso de Jovem Aprendiz poderão aproveitar algumas disciplinas nos cursos técnicos caso continuem a formação. Assim como o Jovem Aprendiz, uma escola técnica de Agropecuária está sendo formalizada para ser ofertada no município. ‘A diversificação da agricultura na região demonstra a necessidade de uma escola técnica. O Vale do Caí tem um perfil econômico pujante na agricultura’, destacou o diretor Schrammel. Assim como a educação básica, que também poderá ser realidade em breve. ‘As turmas do 6º ao 9º ano é uma demanda local que poderemos muito em breve garantir no município de Salvador do Sul’, emendou.
As diferentes ofertas de cursos no município são fruto de uma espera da comunidade local. ‘A cidade quer, almeja essa oportunidade. Por isso nossa vinda para o município. Porque a demanda chama e existe uma vontade pela qualificação profissional. As empresas também, almejam por essa formação de competências. É uma maneira de girar a economia e dar educação de qualidade para todos’, destacaram.