Celebra Gourmet participa da Vitrine Gaúcha com receita especial com cordeiro
30/08/2023 às 10:00 - Salvador do Sul
Participando mais uma vez da Expointer, a Celebra Gourmet, dos irmãos Felipe e Christian Vogt, de Salvador do Sul participam nos dias 28, 29 de agosto e 1º de setembro da Vitrine da Carne Gaúcha. Realizado pela Farsul, com apoio do SENAR e Sebrae/Fecomércio, a Celebra apresenta receita especial de quiche de cordeiro, que será preparado por chefs convidados. Os visitantes tem o privilégio de provar os pratos. Para amanhã já tem uma nova receita garantida: lombo de cordeiro com espaguete. E no dia 1° de setembro a receita da vez será paleta de cordeiro. Para quem se interessar em replicar as receitas, a FARSUL divulgou um livro com todas elas. Basta acessar o link https://vitrinedacarne.farsul.org.br/download.
Receita
Mas já ajudamos você e disponibilizamos a receita:
Quiche de cordeiro
Ingredientes
500g de farinha de trigo
300g de manteiga
2 ovos
4g de sal
80g de água caso necessário
recheio:
1,5kg de espinhaço de cordeiro
400g de queijo muçarela
10 ovos
1 folha de louro
1%u20442 maço de manjerona
6 dentes de alho
1 cebola
Modo de preparo
Para a massa, através do método sablage, misture, com as mãos, em um recipiente a manteiga em cubos, a farinha e o sal, até obter uma farofa fina. Logo após, adicione o restante dos ingredientes; Para o recheio, corte o cordeiro em pedaços grandes e tempere com sal e pimenta. Doure todos os lados; Adicione a cebola, alho, louro e a manjerona. Refogue bem e cozinhe por 1 hora. Deixe esfriar e desfie; Bata os ovos, acrescente a nata e uma pitada de sal. Misture ao cordeiro, até obter uma massa homogênea; Por fim, misture o queijo;
Divida a massa em 6 porções, forre as forminhas e distribua o recheio; Leve ao forno a 200°C por 30 minutos.
Também, a Celebra participou hoje da solenidade de lançamento do Selo de Reconhecimento Cordeiro Premium Gaúcho, no Espaço RS Innovation Agro 2023. A empresa foi uma das incentivadoras da criação desse selo, para garantir a qualidade e procedência.
Já a Milonga, azeite de oliva extra virgem, garante presença de 26 a 30 de agosto no espaço para os finalistas do Prêmio CNA Brasil de Alimentos Artesanais.
Sobre a produção de azeite de oliva no RS
A produção de azeite de oliva na safra 2022/2023 no Rio Grande do Sul aumentou 29% em relação à safra passada. Passou de 448.500 litros para 580.228 litros, segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).
Atualmente, 340 produtores plantam oliveiras em 6.200 hectares do Estado.
A área em idade produtiva (quatro anos ou mais) é de 4.300 hectares. As maiores áreas plantadas estão nos municípios de Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Canguçu, Caçapava do Sul, São Sepé, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, São Gabriel, Viamão e Sentinela do Sul. Hoje existem 22 fábricas e 93 marcas gaúchas de azeite de oliva, um aumento de 29% e 32%, respectivamente, em relação à safra passada.