Candidatos ao Conselho Tutelar têm reunião com Comissão Eleitoral
19/07/2023 às 09:51 - Salvador do Sul
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e a Comissão Eleitoral realizaram uma reunião com os candidatos que tiveram candidaturas deferidas na sexta-feira, 14 de julho, na sede do Cras Vó Bella, em Salvador do Sul. Dez candidaturas foram homologadas dos seguintes candidatos, por ordem alfabética: Alderino Miguel Ivanson Almeida, Aline Bárbara Machado de Oliveira, Cristiane Kaefer, Janete Kaffer dos Santos, João Antônio Rhoden, Juarez Luiz Schmidt, Katia Iaronka, Kleber Moraes da Silva, Maria Janete Rhoden, Marli Maria Hartmann.
A reunião teve por objetivo esclarecer cada um deles sobre o cronograma do edital e regras de campanha. ‘Estamos reunindo com todos os candidatos e o Conselho Tutelar, o trabalho que é realizado no Conselho Tutelar. Além disso, estamos orientando a cada um deles sobre a importância de defender a causa da criança e do adolescente em Salvador do Sul’, disse Elisabetha Klein, presidente do COMDICA.
Nesta semana o ECA completou 33 anos de promoção de direitos, e o Conselho Tutelar é o órgão que atua para que os preceitos do ECA sejam efetivados. ‘Hoje foi uma iniciativa do COMDICA, momento em que os candidatos foram reunidos e é importante falar sobre esse instituto que foi um marco legal para defender a população infanto juvenil’, destacou Paula Rodrigues, da comissão eleitoral.
As regras do processo de escolha de membros do Conselho Tutelar nas Eleições Unificadas para o Conselho Tutelar, que será realizada em 1º de outubro de 2023 na Escola Municipal Santo Inácio de Loyola, foram apresentadas aos candidatos, que também aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas. O processo eleitoral será fiscalizado pelo Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Carlos Barbosa.
A eleição vai escolher 5 membros para o Conselho Tutelar, por um período de 4 anos. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e permanente, não jurisdicional que tem por missão zelar pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Todo o processo eleitoral é coordenado pelo COMDICA e a Comissão Eleitoral constituída para a devida finalidade.
Outras informações devem ser buscadas junto ao Cras Vó Bella, sede do Conselho Tutelar, situada na Rua Bartholomeu Petry, 32, Centro, das 7h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.