Bolsonaro no Jornal Nacional: veja os destaques da entrevista

22/08/2022 às 22:30

Bolsonaro no Jornal Nacional: veja os destaques da entrevista
Bolsonaro no Jornal Nacional: veja os destaques da entrevista

 

Ocorreu na noite desta segunda, 22, a primeira entrevista da série que o Jornal Nacional fará durante a semana com candidatos à presidência do Brasil. O primeiro foi o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição. Ele falou de propostas e respondeu perguntas dos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos.

Dentre os principais assuntos com Bolsonaro estiveram a pandemia de covid-19, a relação com o Centrão, ataques ao STF e economia. Bolsonaro disse, no entanto, "vai respeitar" o resultado das eleições independentemente de qual resultado tiver. "Serão respeitadas as urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes", afirmou. 

Sobre as declarações contra o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e demais manifestações contrárias ao Supremo Tribunal Federal (STF), o candidato à reeleição disse ser de liberdade de expressão. "As manifestações acontecem sem qualquer ruído, sem uma lata de lixo virada na rua, e eu entendo ser dentro da liberdade de expressão. Para mim, isso faz parte da democracia. Não posso eu fechar o Congresso ou o STF. Não existe mais AI-5, e isso não leva a lugar nenhum", disse.

Sobre a condução da pandemia de covid-19, que inclusive foi investigada com uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado, o presidente disse o Brasil teve uma das mais rápidas vacinações do mundo. "Só não se vacinou quem não quis’.

Já quando o assunto foi a aliança com o Centrão, Bolsonaro disse que com isso Bonner estava estimulando-o a ser um ditador. "São 513 deputados. 300 são de partidos chamados de Centrão. Os partidos de centro fazem parte da base do governo para que a gente possa avançar as reformas", defendeu.

Na terça, 23/8 (terça-feira) a entrevista será com Ciro Gomes, PDT.