Estragos causados pelo ciclone no RS

Famílias ficaram ilhadas em São José do Sul

22/06/2023 às 15:48 - São José do Sul


A passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul já provocou 13 mortes. Segundo informações da Defesa Civil, quatro pessoas seguem desaparecidas, todas no município de Caraá, no Litoral Norte. Com pouco mais de 8 mil habitantes, a localidade segue como uma das mais afetadas no Estado. Em âmbito nacional, o Ministério de Minas e Energia instalou uma sala de situação para acompanhar a situação do serviço de energia elétrica no Estado - onde, na noite de ontem, 31 mil clientes continuavam sem luz, com reclamações de ineficiência e descaso por parte da CEEE Equatorial. Piratini e prefeituras devem se articular hoje para buscar recursos da União.

Famílias ficaram ilhadas em São José do Sul

Famílias ficaram ilhadas em São José do Sul
Famílias ficaram ilhadas em São José do Sul

A Defesa Civil está elaborando o relatório com o levantamento dos danos causados pela chuva e seus prejuízos financeiros em São José do Sul. Até o momento, 34 famílias estão ilhadas e 3 casas totalmente alagadas no município. Além disso, há registros de bloqueio na Estrada da Uricana I e na Estrada do Açude, em função de enchentes.
Na Estrada Emílio Sewald, na comunidade de Linha Bonita Baixa, houve deslizamento de terra, impossibilitando a passagem pela via. Já na Linha Lerner e na Rua Waldemar José Bohn (Morro IBGE), o bloqueio da via é parcial em decorrência do asfalto, que cedeu e tornou a passagem perigosa pelo local.
No sábado, 17, a Secretaria de Obras, com o apoio da Defesa Civil, seguirá na limpeza e reconstrução das estradas. ‘Pedimos novamente aos munícipes, atenção aos cuidados com deslizamentos e enchentes, em especial, que não tentem passar pelas águas. Caso necessário, acionem o contato da Defesa Civil de São José do Sul: (51) 99754-2399’, explicou a prefeita Juliane Bender.

Muitos estragos em São Pedro da Serra

Muitos estragos em São Pedro da Serra
Muitos estragos em São Pedro da Serra


Na sexta, 17 de junho, foram muitos os cenários de destruição em São Pedro da Serra e em grande parte do nosso estado.
A chuva que atingiu a comunidade e proporcionou transtornos e estragos com deslizamentos, quedas de árvores e alagamentos em diversos pontos do município.
‘Estivemos trabalhando ontem e ao longo deste sábado com a equipe da Secretaria de Obras e com a comunidade para que as estradas e acessos fossem liberadas o quanto antes’, afirmou nota oficial.
De acordo com a Prefeita Isabel: ‘ A defesa civil esteve trabalhando em conjunto com a secretaria de obras, auxiliando famílias atingidas e reparando os danos acusados’ .

Fortes chuvas causam danos em alguns pontos da cidade

Fortes chuvas causam danos em alguns pontos da cidade
Fortes chuvas causam danos em alguns pontos da cidade

 

A prefeitura de Salvador do Sul, através da Secretaria Municipal de Obras, Serviços e Mobilidade Urbana, segue com a equipe, juntamente com os responsáveis pela Defesa Civil, atendendo a comunidade após as avarias em diferentes localidades depois das chuvas da última semana.
A passagem do ciclone pelo Rio Grande do Sul causou inúmeros danos, em alguns municípios, como os vizinhos Maratá e Montenegro, com mais força. No entanto, em Salvador do Sul também ocorreram muitas avarias, sobretudo em estradas. Algumas estão com impossibilidade de tráfego, como na Linha Comprida (conforme vídeo gravado por morador), pontes arrastadas pela água, nos acessos a residências e empreendimentos no interior, fora os problemas nas comunidades de Linha Bonita Baixa, Linha Santa Rita, Linha Stein, Linha Comprida, Linha Wasen, Canto Kafer e demais localidades.
O secretário da pasta, Manoel José Alves Cezar, popular Zezé, destacou que estão atendendo todas as demandas e solicita que todos aguardem, pois, devida a quantidade de pontos, serão necessários mais dias para regularização. ‘Nosso município teve diferentes problemas com as fortes chuvas, mas estamos fazendo de tudo para resolver no prazo mais curto possível’, afirmou.

Prefeito Biriba esteve em reunião na AMVARC na manhã desta terça-feira

Prefeito Biriba esteve em reunião na AMVARC na manhã desta terça-feira
Prefeito Biriba esteve em reunião na AMVARC na manhã desta terça-feira


Durante a manhã da terça-feira, 20 de junho de 2023, o Prefeito Biriba, atual presidente da AMVARC esteve reunido com as demais autoridades dos poderes executivos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale Caí (AMVARC), em audiência virtual com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, agendada pelo Deputado Estadual Joel Wilhelm do Progressistas que ocorreu na sede da UCS em São Sebastião do Caí.
Na ocasião os municípios atingidos pelo ciclone extratropical que afetou todo o estado na última sexta-feira, argumentaram como normalizar a situação dos estragos ocasionados, solicitando recursos para o governo federal.