Polícia civil e Brigada Militar prendem suspeito de incêndios criminosos no interior de Salvador do Sul

27/04/2023 às 16:33 - Salvador do Sul

Polícia civil e Brigada Militar prendem suspeito de incêndios criminosos no interior de Salvador do Sul
Polícia civil e Brigada Militar prendem suspeito de incêndios criminosos no interior de Salvador do Sul


A Polícia Civil e a Brigada Militar, por intermédio dos agentes das Delegacias de Polícia de Salvador do Sul e Barão, coordenados pelo Delegado de Polícia Paulo Ricardo Costa, em ação conjunta com policiais militares do 5º BPM - Pelotão de Salvador do Sul, efetuaram a prisão de suspeito de cometer incêndios em série na Localidade de Encruzilhada do Maratá. A ação se deu na tarde do dia 27/04/2023, em aprofundamento de dados obtidos nos inquéritos policiais n. 85/2022/153334 e 53/2023/153334/A, procedimento que apura 8 fatos criminais.
A prisão preventiva foi decretada pela Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Montenegro, após representação elaborada pela Autoridade Policial, a fim de garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal. Na decisão a Magistrada referiu que ‘ A necessidade da prisão é evidente, pois o delito em questão é grave e constitui prática que, por si só, ameaça a ordem pública, mormente quando praticado com ousadia, atingindo o patrimônio das vítimas e colocando em risco a vida das pessoas da localidade, diante do comportamento, ao que tudo indica, piromaníaco.’
De acordo com o Delegado, a ação faz parte de uma investigação complexa que deve ser complementada com o resultado da instauração de incidente de insanidade mental. Ressaltou o excelente trabalho realizado pela Brigada Militar, que veio a complementar informações a partir do atendimento ‘in loco" no dia em que ocorreram os atos de incêndio, auxiliando sobremaneira na verificação da autoria delitiva.
Segundo o Diretor da 1ª DPRI, Delegado Marcelo Farias Pereira, a ação desencadeada pela Polícia Civil e pela Brigada Militar revela o comprometimento das instituições de Segurança Pública no combate ao crime, ainda mais em casos como este, em que realmente há a notícia de prejuízo vultoso experimentado pelas vítimas e o risco à integridade física de moradores daquela localidade, em especial às crianças.
A Polícia Civil salienta a importância da participação da comunidade no enfrentamento ao crime disponibilizando diversos canais para o recebimento de denúncias anônimas.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
www.pc.rs.gov.br