São José do Sul sofre estragos por temporal no último sábado
01/03/2023 às 20:55 - São José do Hortêncio
A prefeitura municipal de São José do Sul emitiu uma nota na segunda-feira, 27, agradecendo o apoio de todos para amenizar os estragos provocados pelo temporal ocorrido na tarde do último sábado, 25 de fevereiro. Conforme a publicação, com a intempérie, muitas árvores caíram, telhados foram arrancados e danificados, postes de luz e estruturas ficaram comprometidas nas comunidades de Linha Bonita Alta, Linha Bonita Baixa, Linha Progresso, Dom Diogo/Centro, Linha Canavial, Linha Lerner, Dom Diogo Baixo, Uricana, Morro do Cedro e São José do Maratá. ‘Portanto, pedimos aos munícipes que tenham paciência em relação ao retorno da água e energia elétrica. A Secretaria de Obras está atuando intensamente no município para sanar os estragos, mas infelizmente estes foram muitos e ainda não foi possível atender todas as comunidades. Da mesma forma, a RGE está agindo de maneira constante em São José do Sul desde sábado, para o retorno mais breve possível da energia elétrica. Porém, o temporal também atingiu outros municípios atendidos pela rede, o que aumentou a demanda de estragos a serem resolvidos’, foi divulgado nas redes sociais da prefeitura. A prefeitura ainda divulgou um telefone para caso de dúvidas ou informações, da defesa civil do município: (51) 99754-2399.
Maratá e Bom Princípio também tiveram estragos pelo temporal
Em Bom Princípio, o caso mais grave envolve a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde boa parte do telhado e da estrutura de ferro foi arrancada. Além disso, a força do vento derrubou a parede de blocos de concreto no lado dos bombeiros para cima da garagem da corporação. Viaturas e veículos da Prefeitura ali estacionados estavam sob a cobertura e foram total ou parcialmente destruídos. O cenário é de uma destruição muito grande. Folhas de zinco do Sindicato foram arremessadas para cima de propriedades vizinhas.
Ainda pelo Centro, há outras propriedades danificadas e uma quantidade muito grande de árvores derrubadas. No Paraíso do Vale, há muitos prejuízo na praça do bairro. No Caí Velho, o vento destelhou parte do Salão Kayser, tanto que o baile deste domingo foi cancelado.
Na Bela Vista há propriedades destelhadas e lavouras danificadas. Numa delas, muitas estufas de uma propriedade foram total ou parcialmente destruídas.
No município de Maratá também muitos prejuízos. Vídeos e fotos nas redes sociais mostram os estragos causados na Cervejaria GoldBier, com danos no telhado e atingindo veículos.