11 competidores participam do concurso torta Baronesa

Concurso culinário

11/08/2022 às 10:16

Concurso Torta Baronense
Concurso Torta Baronense


Ocorreu na tarde dessa segunda-feira (08), nas dependências do Centro de Convivência Professora Hermília Rauber Dresch, o concurso ‘Torta Baronesa’. O show do grupo instrumental, regido por Rodrigo Persch, conferiu abertura oficial à competição.
O evento possuía finalidade cultural e artística, tendo como objetivo premiar a melhor entre as 11 receitas culinárias produzidas com o figo, fruta símbolo do município. A promoção foi realizada pela administração municipal e organizada por uma equipe composta pela vice-prefeita Lourdes Schmidt, ex-vereadora Edy Calliari, primeira-dama Claudia Mallmann, secretária da Saúde Mara Mallmann, assistente social Daniela Bissolotti, coordenador do turismo Geovani de Lima, e demais integrantes das secretarias envolvidas.
As receitas foram preparadas pelos próprios participantes inscritos e apresentadas à comissão julgadora, constituída por cinco jurados confeiteiros convidados. A comissão avaliou as tortas considerando o sabor, a textura e a apresentação. A campeã do concurso é a Agroindústria Familiar Nona Diva, representada por Eliane Sandrin.

A receita vencedora será degustada no lançamento da 10ª Festa Colonial e durante os seus festejos. Por alcançar a melhor posição, a empresa estabelecida em Barão Velho recebeu uma batedeira industrial da administração municipal e, assim como os demais participantes, uma assadeira, também fornecida pelo promotor, um faqueiro, ofertado pela Tramontina, e avental, cedido pelo Banrisul.

A torta da Nona Diva, antes de ser avaliada pelo júri, superou testes internos na busca pela melhor combinação possível de ingredientes. Eliane, no entanto, não esperava atingir a primeira colocação: ‘Eu sempre brincava que gostaria de ganhar, mas dizia que ficando entre as melhores já estava ótimo! Jamais pensei que ficaria com o primeiro lugar. Fiquei muito emocionada, primeiro lugar sempre é primeiro lugar, né?’.

Para Edy Calliari, o ‘Torta Baronesa’ serviu de incentivo aos confeiteiros da localidade: ‘O concurso é uma abertura que o município está dando para talentos que, muitas vezes, não são nem tocados e nem vistos, e que agora estão sendo expostos em uma troca de sabores, conversas e conhecimentos. O evento veio abrir oportunidades, dar uma certa autopromoção aos participantes’.