Policiais de Salvador do Sul podem ser promovidos por ato de Bravura, pela atuação nos salvamentos do dia 30 de Abril que ficou marcado na história da cidade
21/11/2024 às 11:54 - Salvador do Sul
A Sindicância do 5°BPM que apurou os fatos e atuação dos policiais, ouviu testemunhas, Bombeiros Voluntários e duas vítimas que foram resgatadas, foi encaminhada para a Comissão de Avaliação e Mérito, que faz parte do Comando Geral da Brigada Militar, onde após análise da Comissão, determinou a instauração de uma Comissão Especial de Sindicância, uma das fases finais do processo, para determinar se há ou não elementos que se encaixem nos requisitos para tal reconhecimento e promoção dos envolvidos. Um dos critérios é reconhecer que agiram além daquilo que abrange suas funções a cumprir, rompendo limites e colocando suas vidas em risco para salvar vidas, o que já foi reconhecido através de moção da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul, encaminhada ao Comandante do 5°BPM, que encaminhou a proposta para análise ao Escalão Superior.
Relembre o caso
Noite de terça. Muitos rostos apreensivos enfileirados atrás de uma fita de isolamento. Uma luz do teto do veículo dos Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul e São Pedro da Serra ilumina uma pequena parte de uma tragédia. O local está silencioso. Só muda quando os bombeiros e brigadianos irrompem o vazio para chamar por sobreviventes. A primeira voz é de Francisco Deitos, 72 anos, resgatado pela equipe dos bombeiros voluntários e Brigada Militar no local do deslizamento ocorrido na Linha Cangerana, em Salvador do Sul, um dos primeiros locais no Estado a sofrer com as chuvas. Bombeiros Voluntários e Brigada Militar são a única garantia de sobreviver. Colocando-se em risco, inclusive. Mas focados em resgatar pessoas.
Francisco, popular Fiapo, foi tirado dos escombros com apenas algumas escoriações. Durante o salvamento, uma nova movimentação do deslizamento atingiu o soldado Marcos Luiz de Lima Melo, que estava no local. Ele teve um corte na mão. Ele foi conduzido ao Hospital São Salvador junto ao idoso resgatado.
Além do soldado Melo, soldados Robison de Carvalho e Rafael de Oliveira Jaques se uniram ao corpo de bombeiros voluntários. A presidente dos bombeiros, Márcia Forneck, o sub-comandante Djeisson Niedermayer, Marco Mendonça, Franciele Waliszevski, Deise Neumann, Alexandre Chies, Davi Ebeling, Thaimara Lima, André Maciel, Lucas Padilha, Daniel do Prado e Luciana Gabriel foram os heróis no momento de maior tensão. Após o resgate da primeira vítima, o segundo sobrevivente do deslizamento, o jovem Denis Pereira Nunes, de 19 anos, passou algumas horas preso nos escombros. Sempre em contato com os bombeiros, Denis falava sobre sua situação, ajudava os profissionais a resgatá-lo com segurança. E assim o fizeram. Por volta das 23h30 ele foi retirado do local e também com poucas escoriações.