ALERTA VERMELHO: VEJA A ROTA DOS TEMPORAIS DE CHUVA E VENTO DO CICLONE
24/10/2024 às 11:45 - Salvador do Sul
Um ciclone se forma nesta quinta-feira ao longo do dia sobre o Uruguai e vai gerar uma onda de tempestades no Sul do Brasil com os temporais até o começo da sexta-feira também a áreas do Mato Grosso do Sul e do Sudeste do Brasil. Há risco de tempestades localmente fortes a severas. Trata-se de uma situação de muito alto risco de tempo severo a ponto de o Instituto Nacional de Meteorologia ter emitido um alerta vermelho de grande perigo em razão de potenciais tempestades para uma extensa área do Rio Grande do Sul e ainda parte do estado de Santa Catarina.
Esses números não fazem sentido para a grande maioria das pessoas, então explico. Quanto mais baixa a pressão, maior o potencial de instabilidade. A história climática mostra que em vários episódios de instabilidade no Rio Grande do Sul no passado sob pressão muito baixa o principal impacto foi a ocorrência de vendavais, alguns intensos. Valores de pressão ao redor de 1000 hPa já são altamente favoráveis a temporais. À medida que cai abaixo de 1000 hPa o risco se torna ainda mais alto. Valores de 990 hPa são muito pouco frequentes de se observar e, em regra, criam condição extremamente propícia a tempo severo.
A ROTA DOS TEMPORAIS ASSOCIADOS AO CICLONE O que eu e minha equipe estamos enxergando em termos de previsão é o ingresso da forte instabilidade neste começo de manhã pelo Oeste do Rio Grande do Sul. No decorrer da manhã e do começo da tarde, a instabilidade vai avançar rapidamente pelo estado gaúcho. Até o meio da tarde, grande parte do Rio Grande do Sul já estará com chuva e risco de temporais isolados.