Salvador do Sul realiza evento de celebração da imigração alemã

Imigração Alemã

22/07/2022 às 14:24 - Salvador do Sul

Crianças apresentaram coreografias típicas
Crianças apresentaram coreografias típicas


Em 2024 será celebrado o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Sendo os alemães uma das etnias mais presentes na construção da identidade de Salvador do Sul, o município se prepara para comemorar no ano que vem os 200 anos que os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Estado com ações culturais que começaram na última sexta, 15 de julho e terão sua culminância no próximo ano na Festur e aniversário de 60 anos de Salvador do Sul.
O 1º Deutscher Abend, ou em português Noite Alemã, foi realizada no CTG Querência da Serra com ótimo público. Na oportunidade, os alunos do Volkstanzgruppe von Kappesberg se apresentaram em duas categorias, infantil e adulto. As coreografias com muita cênica e empolgação sempre animam e arrancam aplausos do público. O professor Egon Junges reiterou que o grupo tem se fortalecido cada vez mais, com inúmeros convites para se apresentar em todo o Estado. ‘Mas estamos de braços abertos para novos integrantes’, convidou. Interessados podem buscar informações na Oficina Municipal de Artes, que tem parceria com a prefeitura municipal na disponibilização de aulas.
O Vokstanzgruppe von Kappesberg recentemente foi convidado para se apresentar no Festiqueijo, tradicional festa de Carlos Barbosa, inclusive, sendo destaque durante apresentação ao vivo no Jornal do Almoço, da Rede Globo. ‘Estamos todos vaidosos com a aparição. É um reconhecimento’, avaliou Egon.
O evento começou com a encenação da chegada dos imigrantes alemães a Salvador do Sul numa embarcação. Nela, um dos passageiros era o bebê Rafael. Ele, ao longo do ano irá acompanhar as programações culturais do município de Salvador do Sul, contando sua história e participação na formação de Salvador do Sul. Os cantores do juvenil Cant´Arte, do maestro Diogo Ertel, e o coral municipal adulto, sob a coordenação do maestro Martim Altevogt, também trouxeram suas interpretações do cancioneiro nacional e alemão. Para finalizar, a sempre impecável orquestra municipal, sob a batuta do professor Joãozinho Schmidt.