Operação oposição: Três convencionais do Republicanos deixam o partido no dia da convenção

31/07/2024 às 12:39 - Salvador do Sul

Operação oposição: Três convencionais do Republicanos deixam o partido no dia da convenção
Operação oposição: Três convencionais do Republicanos deixam o partido no dia da convenção

A menos de 10 dias do fim do prazo para realização de convenções para definir candidatos a prefeito e vereador, os eleitores de Salvador do Sul acompanharam a batalha da oposição, se teria ou não as alianças almejadas. No partido Republicanos a peneira em busca de uma candidatura começou há cerca de um mês, e o que parecia ser fácil, tornou-se uma verdadeira cruzada interna. Anunciando o nome de pré-candidato a vice, Marco Werner, o próprio partido viu sua indicação ser ameaçada. Isso porque o vereador André Mallmann, conhecido por Pube, também desejava lançar seu nome à vice, mas com outro partido aliado, o Progressistas.

 

Frustrado, André buscou uma fórmula que ficou longe de ser do agrado dos mais antigos no partido Republicanos: convencer aos demais de apoiar o ex-prefeito Volnei Garcia de Lima a prefeito e colocar seu nome à disposição de vice dos Progressistas. Lima, desde que deixou a prefeitura municipal em 2008, ostenta a desvantagem adicional de ter focado os esforços políticos nas eleições de Montenegro, o que desagrada parte dos filiados ao Republicanos.

 

 A falta de consenso ficou ainda mais clara após a convenção. No domingo, 28, os Republicanos passaram por uma desfiliação em massa. O vereador André Mallmann, o vereador suplente Tiago Bento e Fernando Ludwig, que eram convencionais, entregaram carta de desfiliação, assim como outros oito filiados. Conforme eles, que não participaram da convenção, a falta de consenso veio porque "o diretório foi modificado durante este mês sem nenhuma reunião ou votação", conforme informaram ao Expressão Regional.

 

André foi substituído da presidência pela ex-prefeita Carla Specht. Já os demais convencionais do partido, Carla Specht, Marco Werner, Karina Kercher, Gilda Sena e Roberto Specht, seguiram com o nome de Marco Werner à vice e formalizaram apoio ao PL. Dessa forma, o vereador André não concorrerá ao legislativo, bem como Tiago Bento, ambos agora sem partido.