Formulário online busca ajudar pacientes com câncer afetados pela enchente no RS
10/05/2024 às 06:39 - Porto Alegre
Preocupadas com a calamidade que afeta o estado do Rio Grande do Sul, entidades da sociedade civil se mobilizaram para criar a coalizão ‘Força Onco RS - Apoio aos pacientes de câncer impactados pelas enchentes’. O trabalho é resultado do acolhimento de iniciativas das organizações parceiras do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) - Instituto Camaleão e o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC).
O grupo iniciou o mapeamento das pessoas com câncer em tratamento não hospitalar atingidas pelas enchentes e que necessitam de cuidados especiais. O objetivo é entender os principais desafios enfrentados por elas em relação ao seu tratamento, exames diagnósticos, agendamentos de consultas, dentre outros.
Desde o início da semana, mais de 500 pacientes preencheram o formulário online relatando a situação em que se encontram, nas diversas cidades gaúchas atingidas pelas cheias. Muitos informam a perda de medicamentos, dúvidas sobre como vai ficar o tratamento ou problemas de deslocamento. Com o apoio de um grupo de voluntários, as informações estão sendo acompanhadas e encaminhadas aos serviços hospitalares.
Já são mais de 30 hospitais na rede, compreendendo diversas regiões do estado. O grupo também está em contato com a Secretaria Estadual da Saúde, para conectar às demais regiões, especialmente as que estão isoladas da região metropolitana.
Neste primeiro momento, as ações se dão em caráter excepcional, na qual a coalizão se dispõe como um meio para unificar os esforços e ampliar as iniciativas de confiança dos parceiros TJCC do Rio Grande do Sul, a fim de alcançar as pessoas com câncer no estado.
Mais informações sobre o ‘Força Onco RS - Apoio aos pacientes de câncer impactados pelas enchentes’ estão em https://tjcc.com.br/acontece-
O formulário destinado aos pacientes oncológicos pode ser acessado aqui: https://docs.google.com/forms/