Empresas se mobilizam para ajudar o RS

10/05/2024 às 15:49 - Porto Alegre

Empresas se mobilizam para ajudar o RS
Empresas se mobilizam para ajudar o RS

Grandes e médias empresas brasileiras têm mobilizado esforços nos últimos dias para socorrer as vítimas das chuvas que deixaram forte rastro de destruição no Rio Grande do Sul, a pior tragédia já registrada na história da região em danos materiais e custo humanitário.

 

Entre as ações do setor privado, estão doações em dinheiro, transporte de mantimentos, vaquinha virtual, congelamento de preços no varejo e condições para renegociar dívidas.

O setor aéreo concentrou esforços para coletar e transportar doações ao estado. A companhia aérea Azul mobilizou até segunda (6) ao menos quatro voos com mantimentos recolhidos nos aeroportos onde atua. Uma campanha da operadora de turismo CVC em parceria com Azul, Gol e Latam coletará até 12 de maio, doações em suas mais de 1 mil lojas pelo país.

 

Bancos e instituições financeiras também anunciaram ações e parcerias para amenizar os estragos causados pelas inundações. A Bradesco Seguros montou uma força-tarefa para atender aos sinistros nas cidades com mais chamados, como Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre. A XP anunciou uma corrente solidária com o União BR.

Tramontina

Tramontina
Tramontina

Unindo-se aos movimentos de solidariedade de todo o Brasil para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Tramontina vem articulando doações em diversas frentes para auxiliar nas demandas mais urgentes da população. A empresa, de berço gaúcho, está comprometida, desde o início da tragédia, com o restabelecimento das comunidades afetadas e deve fazer novas doações mediante necessidade.

 

Até agora a empresa já auxiliou com 65 toneladas de donativos, que foram direcionados para o Banco de Alimentos de Porto Alegre e Centro Regional de Doações de Garibaldi, 130 mil litros de água, distribuídos também no Banco de Alimentos e no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Contribuiu com mais de 40 mil ferramentas para auxílio na limpeza das regiões afetadas, e móveis plásticos para os pontos de acolhimento e abrigo de desalojados. Além disso, unidades da Tramontina em todo o território nacional se mobilizaram para a logística de doações para o estado.

 

A Tramontina também deu especial atenção aos funcionários que foram atingidos, através de recursos financeiros, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza. Ainda na sexta-feira passada (3/5), a empresa concedeu férias coletivas para 4 mil funcionários dos setores produtivos de duas unidades fabris - Cutelaria e TEEC -, ambas localizadas em Carlos Barbosa. A medida foi tomada para evitar deslocamentos dos colaboradores em áreas de risco. Os funcionários devem retornar somente no dia 16/5.

 

O diretor José Paulo Medeiros explica que as medidas tomadas e ações realizadas até o momento são só o início das articulações da empresa. ‘Enquanto houver demanda, não vamos parar. Estamos em contato direto com a Defesa Civil e Órgãos Públicos para alinhar necessidades e urgências, assim garantimos um atendimento ágil e certeiro a essas comunidades e pessoas. Com certeza, ainda vamos mobilizar muitas doações’, ressalta.

Petrobras

 

A Petrobras (PETR4) aprovou na segunda-feira (6) uma doação de R$ 5,6 milhões para apoio à população de Canoas e Esteio, no Rio Grande do Sul (RS). O montante será destinado ao Movimento União BR, por meio do Instituto da Criança, organização sem fins lucrativos, para aquisição de itens de primeira necessidade como cestas básicas e eletrodomésticos, entre outros.

‘Estas ações da Petrobras complementam outras medidas emergenciais que já vêm sendo tomadas pela companhia como a campanha de voluntariado para doações de itens de alimentação, limpeza e higiene para as famílias atingidas’, informou a petroleira.

Equipes foram mobilizadas para viabilizar a compra e entrega de cestas básicas, água, itens de higiene pessoal, itens de limpeza, colchões e cobertores. O ginásio da sede social do Clube de Empregados Petrobras (CEPE), em Canoas, está recebendo cerca de 500 desabrigados. A companhia disponibilizou uma embarcação e equipamento para armazenar medicamentos.

Azul

 

A aérea Azul (AZUL4) montou postos de arrecadação nos 160 aeroportos onde opera e nas mais de 100 lojas da operadora de turismo Azul Viagens. As doações são levadas pelas aeronaves da empresa..

No domingo (5), realizou um voo abastecido com itens essenciais para os impactados e, na segunda-feira (6), uma segunda operação partiu de Jundiaí até o aeródromo de Belém Novo com mais itens essenciais e antenas Starlink, doadas pelo governo de Minas Gerais, para restabelecer a conectividade nas regiões mais afetadas.

BRF e Marfrig

 

A BRF e a Marfrig informaram que uniram forças para apoiar as vítimas das chuvas e doaram mais de 50 toneladas de alimentos e 5,5 toneladas de ração para pets do Rio Grande do Sul. As empresas estão fomentando uma campanha de arrecadação para o Fundo de Ajuda Humanitária do Instituto BRF.’ A cada R$ 1 doado para o Instituto até 20/05, a BRF e a Marfrig somarão mais R$ 1 cada uma, triplicando o valor das doações. Até o momento, contabilizando os aportes das empresas, já foram arrecadados mais de R$ 1,1 milhão que serão destinados para apoio no local’, anunciaram.

Carrefour

 

O Carrefour (CRFB3) anunciou que vai congelar os preços de todos os seus produtos nas lojas do Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (7). O congelamento vale para lojas do Carrefour, Atacadão, Sam’s Club e Nacional.

‘É uma segurança à população de que os preços serão os mesmos até o fim de maio, não é preciso ter receio de reajustes’, diz Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil.

Segundo a rede, cinco das 20 lojas do Grupo Carrefour foram fechadas temporariamente no Rio Grande do Sul em virtude das enchentes. As outras 15 estão recebendo arrecadações de mantimentos para as vítimas das cheias no estado.

Campanha Solidária com 19 empresas

 

Uma ‘vaquinha’ virtual apoiada por pelo menos 19 empresas visa arrecadar recursos para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. A iniciativa é do O Instituto Vakinha, o Pretinho Básico e o Badin Colono. Além de influenciadores, empresas como Cobasi, Decathlon, PanVel Farmácias e Eletromídia participam da ação. Até a manhã desta terça-feira (7), já havia arrecadado R$ 45 milhões.

 

LINK DA CAMPANHA - https://www.vakinha.com.br/vaquinha/a-maior-campanha-solidaria-do-rs?utm_internal_source=tags