Duas pessoas são resgatadas de desmoronamento em Salvador do Sul
Pelo menos mais duas estão sob os escombros
01/05/2024 às 00:01 - Salvador do Sul
Por volta das 21 horas desta terça-feira, 30, um desmoronamento na linha Cangerana, em Salvador do Sul, atingiu três residências, que ficaram destruídas. Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul e São Pedro da Serra, Brigada Militar, e Corpo de Bombeiros Militares do RS, de Montenegro atendem a ocorrência no momento, com trabalho minucioso de resgate. O primeiro resgate ocorreu logo após a queda do barranco e o idoso foi encaminhado para atendimento no Hospital São Salvador.
O segundo resgate ocorreu por volta das 23 horas e 30 minutos. Desde o início da ocorrência ele conseguia avisar aos bombeiros a sua localização, e com muita dedicação, trabalho da equipe, ele foi resgatado e teve avaliação inicial já na ambulância que aguardava no local. Ele foi encaminhado para o Hospital São Salvador.
Pelo menos mais dois homens seguem soterrados e ainda não foram localizados pela equipe de resgate.
Momento do deslizamento
Vizinhos ao local do deslizamento contaram que ouviram muitos estalos antes da queda do barranco. ‘Eram estalos, barulhos diferentes, mas baixos. De repente ouvimos um barulho muito forte, quando saímos já vimos as casas reviradas’, contaram três homens, naturais da Venezuela, que moram na região há apenas uma semana.
Uma das famílias que teve a casa atingida morava duas mulheres, uma delas deficiente, e ambas conseguiram escapar logo ao perceber o desmoronamento. Um dos homens que segue soterrado foi chamar o filho no quarto para fugir e ambos não tiveram mais tempo de sair. O filho, resgatado, e o pai, que segue soterrado.
Familiares da terceira vítima chegaram ao local e não tiveram ainda informações sobre o seu paradeiro. Trata-se de um idoso que mora sozinho e está numa das residências mais ao fundo do local do desmoronamento.
O prefeito do município, Leo Haas, secretária municipal da Saúde, Ação Social e Habitação Márcia Ebbing Eckert, das Obras, Manoel José Alves Cezar e do Desenvolvimento Econômico, Roberto Beschorner e demais equipes da prefeitura municipal acompanharam a ação dos Bombeiros e da polícia militar. ‘Informamos que as famílias já foram retiradas dos locais de risco e muitas delas já estão em segurança na casa de parentes ou amigos. Os demais, colocamos o ginásio municipal à disposição para acolhe-los’, destacou o prefeito.