Educação mundial

13/07/2023 às 14h57

José Renner

José Renner

Professor, ativista ambiental

A história mundial está cheia de exemplos em que a boa educação foi o caminho para o desenvolvimento econômico, cientifico, da qualidade de vida. Sobram exemplos de países pobres e subdesenvolvidos por causa da baixa qualidade da educação fruto do desinteresse dos pais e governantes. O Brasil é um exemplo do que não se deve fazer na educação dos nossos jovens. Várias reformas de educação são feitas e copiadas de outros países, desvalorização dos professores ao ponto de sobrar vagas em cursos de magistério por falta de interesse de jovens. Alguns poucos países da Ásia e a Europa estão na liderança econômica, industrial, ciências e pesquisa porque lá os pais cobram excelência de seus filhos na escola, os governos valorizam os professores e investimentos nas escolas e Universidades. Em conversas com professores de Portugal, da Alemanha as histórias de alunos que mais vivem no celular do que estudam. Em Portugal professores estão em greve por valorização. Até mesmo professores da Alemanha relatam que seus salários são cada vez menores, poucos querem ser professores e os alunos, adolescentes não querem estudar. Há outra crise que é o desrespeito as boas atitudes de respeito às regras sociais e escolares. Professores gaúchos recebem os mesmos salários desde 2011 com reajustes abaixo da inflação. Salários em dia pagos com redução dos próprios salários. Há outra a crise da formação de padres e pastores que poucos se interessam. A igreja católica gaúcha ordena 3 a 4 padres por ano o que é insuficiente. Igrejas onde funcionam restaurantes é comum ver pela Europa. Sobrou discurso vazio dos candidatos que repetem priorizar a educação, saúde, produção. Já teve ministro da educação dizendo que a universidade é para poucos. Sobrou para os pais educar seus filhos em busca do conhecimento. Pensem nisto.

Rápidas

  1. Ucrânia: inacreditável saber que a Rússia está destruindo famílias, casas, escolas, hospitais por longos 500 dias e noites sem que alguém interrompa tanta maldade e ódio.
  2. Reforma tributária: após 35 anos de projeto de lei aprovaram esta reforma que diz ser boa. Valerá mesmo em 2033.
  3. Governador Leite: outra mentira dele foi a de não vender ou doar a CORSAN. É especialista na área.
  4. Clima alterado: eventos climáticos extremos de secas, ciclones, frio e calor fora da estação. Ainda assim tem gente culpando espíritos e não a ação humana. O mundo já sabe que caminhamos para grandes dificuldades climáticas.
  5. Adoçante: mais um para a lista dos que causam câncer. A lista já tem agrotóxicos, corantes, enlatados, raios solares, cigarros, álcool e hormônios.
  6. Linha Comprida: lá tem poderes especiais no dia da festa. Lá é dia de sol e calor em pleno inverno no dia da festa.
  7. Políticos: Lula foi preso por erros que fez e não fez. Bolsonaro não foi preso nos 8 anos inelegíveis pelos erros cometidos no caso das falas contra as urnas eletrônicas sem provar nada. Falou mal das vacinas o tempo todo permitiu garimpos ilegais, roubar remédios e comida dos índios, reduziu verbas em educação, pesquisa.
  8. Ódio dos Bolsonaro: é pensamento de toda família o que foi dito por Eduardo. Disse ele: não tem diferença entre um professor doutrinador e um traficante de drogas. Isto é vergonhoso.