A lixeira da Terra

17/11/2022 às 09h11

José Renner

José Renner

Professor, ativista ambiental

 

O consumismo humano, o luxo e o lixo jogado na natureza fizeram do nosso planeta Terra uma grande lixeira. Todas as formas de poluição, produção e consumo preocupam cientistas e pessoas sérias a muitos anos. Lá se vão 27 conferências mundiais sobre o clima (COP27) cheio de boas intenções em que os grandes poluidores assumem metas de redução de poluentes sem ações concretas pelo fato de não querer reduzir, conforto, consumo, luxo e riqueza. Tudo é feito pensando em acumular dinheiro e riquezas. O mundo sabe que os maiores poluidores do ar, água, solo são os maiores países como Estados Unidos, índia, China, Rússia e logo depois vem o Brasil. As estatísticas de poluição mostram que o Brasil jogou na natureza 2,42 bilhões de toneladas de dióxido de carbono que vem do petróleo, da queima de carvão mineral que sabemos é 10 a 15 vezes menor que a poluição dos maiores poluidores em dióxido de carbono. Toda esta poluição no ar ocupa o lugar do oxigênio que respiramos, provoca aquecimento e alterações do clima entre temporais, enchentes e secas. Há outros tantos bilhões de toneladas jogados na natureza em agrotóxicos, lixo, fumaças dos carros e queimados. Poderia ser diferente se houvesse vontade de usar tecnologia limpa de carros elétricos, destino correto do lixo e consumo racional dos bens da natureza e lá se vão 27 conferencias do clima sem que as metas de redução dos poluentes sejam cumpridas. Isto é tarefa de todos os humanos em atitudes de separação e destino correto do lixo, em reduzir o desmatamento e a desertificação da terra que é o único lugar para se viver conhecido até hoje. Não temos um planeta Terra se não cuidarmos da nossa terra. Avisos e alertas há de sobra e ainda há chances de desacelerar a formação da lixeira terra. Precisamos querer como governantes e como população. Pensem nisto.

Rápidas

  1. 8 bilhões de bocas: o planeta Terra fechou a semana com nada menos que 8 bilhões de habitantes que precisam comer, beber água, respirar oxigênio, curar doenças. Somos a verdadeira praga desta terra.
  2. Aquecimento Global: as neves permanentes que desaparecem no verão, os 40°C de calor na Inglaterra são provas do aquecimento que alguns ainda negam. É a poluição criminosa do ar e o desmatamento são as maiores causas.
  3. Milhões de famintos: incrível como podem negar que há gente passando fome neste Brasil que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
  4. Política: como pode gente histérica querendo que os militares governem o Brasil através de ‘golpe militar’ com Bolsonaro no governo. Ouvi alguém dizer que era feliz nos governos militares quando era criança. Este fala sem saber.
  5. Eleições: as auditorias dos militares nas urnas eletrônicas resultaram em grande fiasco e vergonha brasileira. Concluíram que não sabem se houve fraude eleitoral. Nada mais vergonhoso.
  6. Festivais: o grupo de danças alemãs Sankt Petrus reuniu outros 14 grupos num grandioso festival de danças em São Pedro da Serra;
  7. ENEM: é o exame que permite estudantes pobres estudarem em universidades por méritos de boas notas e bolsas de estudos. Não foram fazer as provas mais de um milhão de jovens inscritos.
  8. Pedágios: mais de 300 mil carros pagaram o pedágio em 4 cancelas indo e voltando da praia neste feriado. Cada vez R$ 4,60.