Catarata

20/01/2025 às 15h40

Ketlin Haas Optometrista

Ketlin Haas Optometrista

Formada pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra desde 2013 Especialista em lentes de contato pelo Instituto IBTPLC

Catarata
Catarata

 

A principal doença que causa cegueira reversível do mundo, a CATARATA, consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. Pode causar a diminuição gradativa da visão, se caracterizando por um ‘embaçamento’ nos olhos, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente apresentada da doença).
A catarata pode se desenvolver devido a diversos fatores, sendo o mais comum o envelhecimento dos olhos. Outros fatores podem ser: congênita; trauma ocular; exposição excessiva à luz ultravioleta (UV); doenças sistêmicas; uso prolongado de medicamentos corticosteroides; estilos de vida (tabagismo, deficiência nutricional).

Na população Brasileira, a catarata atinge média de 25% naqueles com mais de 60 anos de idade. Estima-se que no mundo, a catarata atinge cerca de 65,2 milhões de pessoas, segundo a OMS (organização Mundial de Saúde).

Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da visão mais para longe, sensação de visão ‘nublada ou enevoada’, sensibilidade à luz, dificuldade de ver à noite, mudança frequente no grau dos óculos, alteração da visão de cores (que podem parecer desbotadas ou amareladas).
A boa notícia é que a catarata tem cura e a visão pode ser restaurada. O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por uma lente intraocular artificial. Sendo um procedimento seguro, rápido, e muito realizado.

Consulte seu Optometrista regularmente, ele fará uma avaliação dos seus olhos, e se detectar alguma alteração visual, exemplo a catarata, neste caso, encaminhará ao profissional oftalmologista.