Esperanças para 2025

27/12/2024 às 13h54

José Renner

José Renner

Professor, ativista ambiental

 

Este ano terminou com muitos exemplos de superação, empatia e ação social. As mudanças climáticas nos deram 3 anos seguidos de secas e períodos de enchentes nunca vistos antes. As boas notícias do ano que termina são os recordes de produção agrícola superior a 350 milhões de toneladas com destaque para a soja e milho. Estas boas colheitas servem para recuperar prejuízos das secas e enchentes. As esperanças para o futuro são os avanços das ciências ao descobrirem novas vacinas contra o câncer, contra dengue somados as salvadoras vacinas da COVID. As vacinas protegem a mais de 50 anos das doenças mesmo assim ainda tem gente não vacinando seus filhos pequenos aumentando as chances de doenças graves para toda a vida. É preciso ter esperanças para que terminem as guerras da Ucrânia, da faixa de Gaza e região. Precisamos torcer para o progresso da medicina com cirurgias menos invasivas e remédios mais eficazes o que se noticia a cada ano. Precisamos agir para termos escolas cada vez melhores, com professores e alunos cada vez mais importantes e felizes com professores mais preparados e valorizados pelos pais, alunos e patrões. Precisamos ter esperança na competência e honestidade dos novos prefeitos e vereadores que assumem em 2025. Devemos ter esperança num ano novo de 2025 melhor, com realizações plenas, felicidade completa e muito amor. Feliz Natal e Feliz e Esperançoso 2025.

Rápidas

  1. Villa Santo Inácio: um bem planejado evento de reapresentação do Colégio Santo Inácio. Promete ser destaque em educação, turismo e lazer.
  2. Nossos políticos: perderam a vergonha e o medo dos eleitores orgulhosos de não gostar de política. Querem redução de gastos do governo Lula desde que não saia do fundo eleitoral partidário e dos seus salários. Só gostam dos brasileiros quando precisam de votos.
  3. Autolicenciamento ambiental: o STF julgou. Fora da lei das licenças ambientais que o empresário dá a si mesmo aprovado pelo governador Leite e a maioria dos deputados estaduais gaúchos.
  4. Celular: agora, graças a Deus, proibidos nas escolas. A proibição deveria ser dada pelas famílias. Vejo adultos apavorados, estressados quando seu celular fica sem baterias ou longe deles. Já é uma neurose.
  5. Queda de avião: quem está voando pode cair. São notícias tristes das mortes de famílias. Acontece que nas estradas brasileiras morrem muito mais pessoas por ano. São caminhões, ônibus, ceifando vidas.
  6. Férias escolares: antes foram 2 anos de COVID e deste ano meses de enchentes e muitos sem colégios. A aprendizagem só perde.
  7. Feliz Natal e Ano Novo: é desejo de coração para todos nós. Esperança para 2025 na paz, amor e fraternidade.
  8. Natal: é a data do nascimento de Jesus Cristo há 2025 anos atrás.