Será que estamos criando nossos filhos para o agora, em vez de criá-los para o ainda não?

10/10/2024 às 06h22

Karen Kowalski- Psicóloga- CRP 07/08539

Karen Kowalski- Psicóloga- CRP 07/08539

Psicóloga formada pela UlbraPós graduação em Avaliação Psicológica (IPOG) e Comportamento Alimentar (IPGS

Será que estamos criando nossos filhos para o agora, em vez de criá-los para o ainda não?
Será que estamos criando nossos filhos para o agora, em vez de criá-los para o ainda não?

Se faz urgente a necessidade de ensinarmos o poder do ‘ainda não’ para nossos filhos.

Será que estamos criando crianças que não sabem sonhar além do agora? Que o único objetivo é tirar o 10 de hoje? Será que nós pais não estamos criando uma geração de jovens que não conseguem passar o dia sem uma premiação?

 

Na sociedade atual, com a rapidez das mudanças tecnológicas e culturais, pode haver uma tendência a concentrar a educação em resultados imediatos: sucesso escolar, habilidades técnicas ou metas de curto prazo. Entretanto, o ‘ainda não’ representa um futuro incerto, onde a preparação emocional, ética e social talvez seja tão ou mais importante que o preparo técnico.

A questão inicial sugere que, em vez de apenas focar no presente, poderíamos refletir mais sobre como desenvolver nos nossos filhos competências que os ajudem a enfrentar desafios futuros com autonomia e senso crítico.

 

Essas perguntas iniciais, trazem uma reflexão profunda sobre como estamos educando e preparando nossos filhos para o futuro. Criar os filhos ‘para o agora’ sugere focar nas necessidades e desafios imediatos, oferecendo soluções rápidas e práticas, enquanto criar ‘para o ainda não’ implica prepara-los para lidar com situações futuras e imprevistas, desenvolvendo habilidades como resiliência, empatia e capacidade de adaptação.

 

Por isso da importância de elogiar as crianças com sabedoria, ou seja, elogiar o processo em que as crianças participam: seus esforços, sua perseverança, seu aperfeiçoamento. É fazer com que a criança saia da sua zona de conforto para aprender algo novo e difícil, os neurônios em nosso cérebro conseguem formas novas e conexões mais fortes que deixam as crianças mais atentas, espertas e inteligentes.

Não podemos mais desperdiçar vidas, porque uma vez que sabemos que as habilidades geram crescimento, estimulá-las torna-se um direito básico das crianças. TODAS AS CRIANÇAS!!