Quiropraxia, uma grande aliada dos esportes!
08/08/2024 às 06h06
Elise Adriana Ludvig
Quiropraxista graduada pela Universidade Feevale e com especialização em DTM&ldquos. ABQ 1015 Fone: (51) 99940-2381
Aproveitando este período das Olimpíadas 2024, em Paris, vou falar um pouco sobre como e por que a quiropraxia é uma grande aliada dos esportistas e atletas.
Atletas levam seu corpo ao extremo de força, mobilidade, agilidade e, por isso, são uma população propícia a ter lesões. Além das competições, o dia-a-dia dos atletas é de muito treino, esforço muscular e exposição a estresse, por cobranças excessivas para performances perfeitas. A quiropraxia, muito conhecida por promover melhora na função articular, equilíbrio biomecânico e relaxamento muscular, já é uma realidade na rotina de diversos atletas. Este ano, nas olimpíadas, assim como em outras edições do evento, eles tem acesso aos atendimentos quiropráticos para melhor desempenho físico e mais rápida recuperação musculoesquelética após as provas.
As técnicas utilizadas pelos quiropraxistas, principalmente os ajustes articulares, buscam manter e/ou melhorar a função das articulações para prevenir lesões como tendinopatias, sobrecarga mecânica na coluna vertebral e nos tecidos moles, como músculos, tendões e ligamentos.
Das lesões mais comuns entre atletas podemos citar lesões de tornozelo, joelho, ombro e punho. Além dos ajustes articulares, os quiropraxistas utilizam técnicas de mobilização e liberação dos tecidos moles, aplicando técnicas instrumentalmente assistidas, bem como técnicas de liberação manual.
Os adeptos da quiropraxia não são apenas os atletas de alto rendimento, mas também pessoas comuns praticantes de musculação, treinamento funcional, atletas do futebol, surf, judô, skate, vôlei dentre muitas outras modalidades, ou seja, que escolhem a quiropraxia para melhora de mobilidade, equilíbrio, coordenação motora, tanto como método preventivo quanto para tratar lesões já existentes.
Quer ter um melhor desempenho funcional e menos sobrecarga nas articulações? Então priorize a sua saúde e faça sessões regulares de quiropraxia!