Golpes militares no Brasil
19/03/2024 às 10h21
José Renner
Professor, ativista ambiental
Golpe é uma agressão em que se agride sem dar chance de defesa ao agressor. Quando um grupo toma conta do poder a força eliminando opositores chamamos de golpe. Quando militares usam seu treinamento, sua forçam suas armas para tomar o poder chamamos de golpe militar. Todos os recursos, armamentos, salários, comida e despesas pessoais são pagas com os nossos impostos. Nos financiamos o exército brasileiro para nos defender, dar proteção e segurança. Aconteceu duas vezes no Brasil nos últimos 60 anos. O de 1964, dia 31 de março de 1964, apoiado pelas igrejas, parte dos artistas e financiada pelos Estados Unidos acabou acontecendo e durante até 1980, longos 16 a 20 anos.
O de 2023 foi planejado, apoiado por parcela dos militantes. Sem apoio da igreja católica, sem apoio dos Estados Unidos acabou fracassando como se vê no noticiário diário. Um histórico resumido do golpe de 1964 do qual tenho memória de infância e pelo que estudei nos colégios em livros e filmes. Lembro que fizemos procissão luminosa para expulsar o comunismo, ‘que comia crianças’ organizado pela igreja católica. Lembro que dos 16 alunos da minha série só dois aprovaram junto da cultura do medo dos professores e de nós alunos. Lembro das cantigas militares, dos ensaios da marcha para a semana da pátria. Sei que o golpe militar de 1964 prendia e matava líderes que pensavam diferente. Mulheres grávidas forçadas ao parto e seus bebes vendidos até no estrangeiro. Lembro que o jornalista Vladimir Herzog de São Paulo foi torturado até a morte, pendurado na janela e sua morte por enforcamento. Isto na finaleira do regime militar. Pais, mães, filhos mortos por tortura, mães com seus filhos roubados e vendidos como coelhinhos. Cientistas, intelectuais e artistas expulsos do Brasil ou escondidos para não serem mortos. O cardeal Dom Cláudio Hummes, nosso salvadorense, fez bela história escondendo perseguidos na catedral de São Paulo. Um deles é nosso presidente. Tem pessoas não informadas defendendo um golpe militar imaginando uma vida melhor para os brasileiros. Fica a sugestão de pesquisar, estudar e ler sobre as atrocidades dos militares no poder após o golpe de 1964. Pensar faz bem.
Rápidas
- Dom Claúdio Hummes: a biografia do Papa Francisco cita nosso salvadorense mais famoso. Já ouvi citação em outras oportunidades.
- Clima: um calor recorde pelo Brasil e mundo para a época do ano nunca antes registrado. No inverno do hemisfério norte o frio também é recorde nunca registrado.
- Verbas parlamentares: municípios da região recebendo valores consideráveis de deputados e senadores. A fatura é a garantia de apoio e votos. É a ‘compra de votos’. Chance zero para candidatos sem cargo.